O futuro em nossas mãos..


A defesa do meio ambiente deve ser um compromisso de todos os cidadãos que se preocupam com o bem-estar dos homens e o futuro da humanidade. Afinal, a preservação da natureza é fundamental para garantir a qualidade de vida das próximas gerações que viverão na Terra. Essa luta não é fácil e depende de cada um de nós. É um trabalho "de formiguinha" que, no final, haverá de valer muito a pena. Veja como podemos ajudar.

Em primeiro lugar, precisamos adquirir alguns hábitos, como não deixar lixo nas praias (garrafas e sacos plásticos, restos de comida), não jogar lixo nos rios, evitar o desperdício e, sempre que possível, reaproveitar materiais que são jogados fora.

Além disso, devemos fiscalizar o uso dos recursos naturais e denunciar sempre que eles estiverem sendo mal aproveitados, danificados ou destruídos. Devemos também exigir que os governantes adotem medidas concretas de defesa da natureza e do meio ambiente.

Quando agimos isoladamente, porém, nem sempre conseguimos os resultados que desejamos. Por isso, uma maneira eficiente de participar da preservação da natureza é entrar em alguma associação dedicada à luta por um mundo melhor para todos os homens.

Fonte: Livro de Geografia "Construindo o Espaço do Homem", de Igor Moreira. Editora Ática, 2001 - pág. 230.

Jah Bless!

Nenhum comentário: