A vida é a nossa maior riqueza...

A presença do homem tem considerável impacto ambiental no ecossistema onde ele se instala. Essa ação repetida e ampliada em milhares de anos está diretamente associada ai extermínio de diversos animais e pode tornar a espécie humana a primeira a promover uma extinção em massa.

As grandes extinções ocorridas a milhões de anos passados foram ocorridas pela formação das calotas polares, a queda dos níveis dos mares e o derretimento das geleiras, impacto de meteoros, e inundações de lavas vulcânicas.

Milhões de anos depois, o ser humano pode ser o novo vilão dessa história da extinção, e suas ações e ferramentas são a caça e a pesca predatória, o desmatamento, poluição, a guerra e até mesmo a introdução de espécies exóticas levadas para outros ecossistemas que não era seu habitat natural.

Da maneira como o homem vem agindo sobre a natureza muitas espécies provavelmente serão extintas nas próximas décadas e com certeza vão fazer muita falta e ficaram apenas como mera recordação em revistas, fotos e documentários.

É hora de rever nossos conceitos e partir para uma vida mais equilibrada, afinal a vida é a nossa maior riqueza.

Pesquisa feita para o post: Revista Planeta, edição 448.

Jah Bless!

Nenhum comentário: