Detalhes do Cerrado - Flora, Candombá...


Típica do Cerrado o Candombá é encontrado em abundância na região. Com sua floração de abril à agosto foi fácil encontra-la no período em que estive pelo cerrado, em alguns momentos pelas trilhas da Chapada dos Veadeiros o caminho percorrido é feito entre centenas de candombás.

Sua flor lilás chama a atenção de quem a vê, o arbusto tem uma espécie de saia que é feito da sua folha quando seca e seu caule libera uma seiva que facilmente entra em combustão, o que facilita sua queimada e faz com que o fogo se propague rapidamente pelo cerrado.


Nome popular: Candombá.
Nome Científico: Vellozia variabilis.

Jah Bless!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, André.

Meu Deus, que flores lindas! Que cor mais vibrante! Eu não conhecia essa espécie e me encantei.

Parabéns pela fotografia. Um belíssimo achado, devidamente registrado. Sou fã do Cerrado.

E meu cumprimentos pelo blog, que é muito bacana.

Sonia Varella

Mariana Fujita disse...

É uma espécie realmente bonita. Essas fotos são de sua autoria?
Gostaria de usá-la na apresentação da minha defesa de mestrado. Esta espécie é objeto do meu estudo.
Belíssimas!