Abra a Janela...


Após uma noite bem dormida ao som de pífano e pandeiro, acordamos e encontramos nosso amigo Raul morador aqui da Vila São Jorge. Partimos então com ele nos guiando para a Janela, mirante que nós proporciona uma vista mágica da Chapada dos Veadeiros.




Saindo do Espaço Flora, centro aqui da Vila São Jorge fomos até a entrada do caminho para a Janela onde se passa também pelo Abismo, são 2,5km por uma estrada tranquila, chegando lá na entrada o caminho só pode ser feito a pé, são cerca de 3km até o abismo, onde tem piscinas naturais e diversas quedas de água, porém está época do ano devido a seca á água do rio não chega até ela, mais o paredão é enorme com uma formação rochosa deslumbrante.



Dando sequência a trilha partimos para a Janela, literalmente caímos pelo abismo para descer ao vale do Rio Preto e depois subir novamente para chegar ao mirante, foram mais 1,5km para chegar a vista alucinante da Janela de onde se poder ver as cachoeiras de 120 e 80 metros do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o carrosel, isso ao nosso lado direito, já no lado esquerdo encontra-se o Vale do Rio Preto e um horizonte sem fim de verde e muitas cores. A trilha é de nível difícil, passando por trechos ingrimes de pedra e entre galhos de árvores secas.

Como fomos guiados pelo Raul aproveitei para trocar mais idéias em relação ao cerrado, onde fotografamos e filmamos muita fauna e flora da região, além de produzirmos o 20R$ e uma mochila versão Chapada dos Veadeiros. O Raúl contou histórias alucinantes da chapada e nos apresentou com detalhes todas as belezas que encontramos pelo caminho.


Ao chegar no topo do mirante, conhecido como a Janela da Chapada dos Veadeiros, a sensação é maravilhosa,
depois de algumas horas de trilha você se encontra em plena harmonia com a natureza, o ar puro recarrega as energias para a volta, pois a trilha não é nada fácil, várias fotos e vídeos e depois foi descer da janela, subir o abismo e voltar para o centro de São Jorge. O Percurso total deu cerca de 5 horas de caminhada até chegar novamente ao Espaço Flora onde descansamos para a noite de hoje.

Com a vinda das tribos indígenas amanhã para a Vila São Jorge, o X Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros começa a ganhar mais movimento, a vila começa a encher com a chegada do final de semana e a arte ganha mais força ainda, são artistas de todos os cantos do Brasil e até estrangeiros que irão se apresentar por aqui nesses dias do Encontro Cultural.

Aguardem novidades.

Jah Bl
ess!

Um comentário:

CarmemSantos disse...

Paixão, parabéns, fotos lindas. Estou acompanhando tudo e vibrando com seu entusiasmo e esforço.
Boa Sorteeeeeeeee.
Tia Carmem