Fotos também ajudam a preservar...


Pesquisadores querem a ajuda da população para evitar que pássaros hoje considerados comuns venham a ser ameaçados de extinção. E pedem um gesto bem simples, que imagens destes animais sejam registradas em websites especializados na internet. Para os pesquisadores, este é o caminho para se construir um grande banco de dados que pode ajudar a estabelecer quais espécies estão ameaçadas ou correm o risco de entrar nesta lista.

Um grupo de cientistas, liderado pela doutora Elizabeth Boakes, do Imperial College London, levantou 170 mil registros feitos nos últimos dois śeculos de 127 espécies de galiformes, que incluem um terço das espécies de pássaros ameaçados de extinção. A conclusão é que faltam registros recentes sobre os pássaros mais comuns e os dados antigos estão ameaçados pela ação do tempo, falta de cuidados e dificuldade de acesso.

Dados de websites onde o público registra imagens de pássaros ainda representam menos de 1% dos dados coletados pelos pesquisadores. Mesmo assim, eles acreditam que internet vai permitir que “cientistas-cidadãos” criem um grande impacto para o futuro da pesquisa sobre biodiversidade.

Elizabeth Boakes destaca a necessidade de websites buscarem e disponibilizarem informações mais precisas sobre os registros, inclusive com localização em mapa. De acordo com ela, sites que concentrem estas informações agilizam os estudos, já que a busca em páginas pessoais ou blogs pode tomar muito tempo.

Aqui no Brasil cada um pode colaborar através do site
www.wikiaves.com.br.

fonte:
O Eco

Jah Bless!

Nenhum comentário: