A importância das florestas...

As florestas tropicais cobrem cerca de 15% da terra firme do mundo e contêm cerca de 25% do carbono existente na biosfera terrestre. Mas estão sendo rapidamente degradadas e desmatadas, levando à emissão de dióxido de carbono, que retém calor na atmosfera. Cerca de 13 milhões de hectares uma área do tamanho da Nicarágua são convertidos por ano para outros usos da terra. Esta perda representa um quinto das emissões mundiais de carbono, tornando a mudança de cobertura da terra o segundo maior fator contribuinte para o aquecimento global. As florestas, portanto, desempenham um papel vital em qualquer iniciativa de combate às mudanças climáticas.

Além do desmatamento e da emissão de co2 que tamanha degradação proporciona as florestas são habitat naturais das mais diversas espécies animais. As comunidades locais, como os indígenas dependem das florestas como fonte de combustível, alimento, medicamento e abrigo. A perda de florestas compromete o combate à pobreza. Os povos indígenas e os povos dependentes das florestas são os guardiões de suas florestas, prestando serviços ambientais ao resto da humanidade. As mudanças climáticas atingirão mais intensamente os mais pobres e, portanto, a redução do desmatamento ajudará a construir a sua resiliência aos impactos climáticos.
Mas os mais pobres não precisam ser atingidos pelo aquecimento global para que todos se voltem para um pensamento mais sustentável, a moral é não olhar apenas para o próprio umbigo.

pesquisa: livro REDD.

Jah Bless!

Nenhum comentário: