Final incerto - COP 15...


Afim de evitar um grande fracasso na Conferência Climática em Copnhague, a COP 15, durante a última madrugada estiveram reunidos líderes dos países que estão participando da conferência na tentativa de chegar a um possível acordo climático para substituir o protocolo de Kyoto que termina em 2012.

O desfecho da conferência ainda é imprevisível, mas o clima no último dia é de desânimo em relação ao fechamento de um acordo climático. Uma alternativa para o fim da conferência será a assinatura de uma espécie de declaração política para um acordo climático efetivo futuro. Mas pode acontecer, também, que nada seja assinado e os líderes mundiais saiam de mãos vazias do encontro. A Índia, por exemplo, defendeu a prorrogação das discussões para 2010.

É uma vergonha mundial. Campanhas e manifestações foram realizadas pelo mundo inteiro, os olhos de toda a nação se voltaram para Copenhague esperando uma resposta positiva dos líderes mundias, e o que foi cumprido? Nada! Mas uma vez os países ricos como EUA e China não querem ceder, para assim continuarem poderosos e absolutos esmagando o restante do mundo com suas emissões de CO2 absurdas e derretento ainda mais nosso planeta Terra, os países em desenvolvimento apesar de serem mais tolerantes em relação a diminuir a emissão de gases de efeito estufa continuam esperando alguma posição dos países ricos e o mundo continua na mesma, DERRETENDO!

A prorrogação de um tratado mostra que os líderes políticos não estão se importanto muito com o meio ambiente e com toda a sociedade que o habita, por isso a importância de cada um de nós fazer a nossa parte, apesar de ser pequena é de fundamental importância para que através dos nossos gestos possamos mobilizar toda a nação.

Jah Bless!

Nenhum comentário: