O Reggae...


O reggae é um estilo de música originário da Jamaica na década de 60. Grande cantor e compositor que marcou o estilo da música rastafari internacionalmente foi Bob Marley se tornando um ícone desse estilo musical, popularizando esse gênero musical pelo mundo inteiro com canções de amor, fé e libertação.

A música de origem jamaicana não se restringe a apenas um estilo de gênero, a varios estilos de reggae entre eles o roots reggae e dancehall reggae. Uma das principais caraterística do reggae é a crítica social, geralmente cantada contra o preconceito, desigualdade, fome, tentando fazer com que o povo não fique focado apenas em coisas materiais, fazendo com que as pessoas se mobilizem contra os problemas socias que atinge nossa sociedade.

O reggae apresenta um ritmo dançante e suave, porém com uma batida bem característica. A guitarra, o contrabaixo e a bateria são os instrumentos musicais mais utilizados.

No Brasil o reggae entrou ocm mais força na regiãonorte do país, principlamente em São Luis - Maranhão, onde é comum a organização de festas e eventos ao som do reggae. Com o passar dos anos, na década de 70 muitos músicos foram influênciados pelo o reggae como Gilberto Gil, Jorge ben entre outros. Na década de 90 começa a surgir diversas bandas deste gênero musical como tribo de Jah, Cidade negra, Natiruts, Alam d´jem...

Ouça o reggae, deixe a batida dessa música entrar na sua mente e se liberte dos maus pensamentos.



"O reggae não é pra se ouvir é pra se sentir. Quem não o sente não o conhece." (Bob Marley)

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

André,
O tema que você escolheu é super legal. Você já deu as informações basicas para quem deseja conhecer melhor o fenopmeno reggae. Agora você pode concentrar teu trablahao em dar informações sobre como está hoje o momvimento no Brasil e no mundo, tendências mais recentes, nomes novos etc. Ai as pessoas que gostam do reggae e rastafarismo vão tomar o teu blog como referência em busca de novidades.
Abraço
Castilho